Meu nome é Pollyana Ferrari, sou escritora e pesquisadora em Comunicação Digital. Pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de 9 livros sobre comunicação digital, entre eles, Nós: tecnoconsequências sobre o humano (2020), Como sair das bolhas (2018), Jornalismo Digital (2010), No tempo das telas (2014) e A força da mídia social (2014). Suas pesquisas estão citadas em mais de 1500 trabalhos acadêmicos, entre dissertações, teses e artigos acadêmicos. Meu doutorado (2007) procurou mapear de que forma as narrativas hipertextuais estão mudando a democracia digital. Ao detectar tais mudanças, ocorridas nas narrativas mediadas por computador, com a elaboração de um experimento coletivo de trocas de narrativas, o Remixando, procurei correlacionar algumas escrituras, sejam elas em formato texto (poesias, contos, folhetins, histórias cotidianas, urbanidades), formato imagético (fotografias, ilustrações, vídeos, recortes), formato sonoro ou formato comunitário, como listas de discussão e redes sociais.
Em minha dissertação (2002), que investigou o formato portal e sua relação com o Jornalismo Digital, eu estava interessada em saber como as diferenças de arquitetura entre os públicos de um portal afetavam a sociabilidade, a identidade e a edição jornalística. Há 25 anos atuo no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 20 anos à Internet.
Dissertação de Mestrado: “Usabilidade e exercício de jornalismo dentro do formato portal no Brasil”, defendida em 2002 na ECA – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.
Tese de Doutorado: “A rizomática aventura da hipermídia”, defendida em 2007 na ECA – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.
Olá,
Estou concluindo o seu livro “Hipertexto e hipermídia”. Me tornei um imenso fan da sua escrita e da sua linha de raciocínio. Estou me preparando para ser um profissional de planejamento em comunicação web. Queria apenas deixar registrado de que você contribuiu e muito para a minha escolha profissional. Parabêns e continue por favor a publicar materias relacionadas a comunicação web.
Sou estudante de Jornalismo do primeiro semestre da Universidade Metodista de São Paulo. Estou elaborando um trabalho sobre produção jornalística em mídias digitais e busco por fontes que possam compor minha pesquisa.
Considero sua ajuda de extrema importância para falar um pouco sobre a trajetória das mídias digitais no Brasil.
Gostaria de saber sua disponibilidade para uma conversa sobre o tema.
Aguardo sua resposta, e agradeço desde já sua atenção.
Heverton,
Infelizmente você me pegou num final de semestre apertadíssimo. Não estou dando conta de tudo. Converso contigo a partir de agosto. Se puder esperar, será ótimo. Abs
Estou produzindo um TCC que trata de Comunicação Organizacional com práticas de plataformas em mídias sociais. Por favor, poderia me conceder uma entrevista?
Simone,
Pela demora em responder, vê que não tenho dado conta em atender toda a demanda, mas por favor me manda seus contatos para pollyana.ferrari@gmail.com que marcamos uma entrevista por telefone
abs