Lançamento: Como sair das bolhas

capa_como-sair-das-bolhas4el_pais_marielle

Por que tanta gente compartilha conteúdo às cegas?

Podemos dizer que as fake news existem desde a Roma Antiga. O que muda radicalmente, nos tempos em que vivemos, são a escala e o acesso. Antes, o acesso à informação se restringia a caminhos mais previsíveis e menos anárquicos. Hoje em dia, no entanto, a propagação das notícias é em escala mundial e em tempo muito acelerado. Isso, sim, turbinado pelas redes sociais e pela capacidade impressionante de propagação, reprodução e compartilhamento. Hoje o estrago é muito maior. Foi pensando em perguntas como essa que comecei a tecer a narrativa do livro, enquanto vivia na tranquila Covilhã, na Serra da Estrela, em Portugal. Essa pesquisa de pós-doutorado procurou mapear a chegada das agências de Fact-checking, com seus métodos que avançam muito na questão da checagem de fatos; as estratégias dos jornais para conter e dar conta desse tsunami de fake news, até se preparando com ajuda de bot de checagem (algoritmos) e o que nós [humanos] podemos fazer com o cultivo do silêncio e da ética para sermos produtores mais conscientes de conteúdo digital.

Por que essa tendência de só acreditar do que “queremos”? Como explicar uma realidade em que opinião conta mais que os fatos?

Um dos fatores que potencializaram a propagação de fake news são as chamadas bolhas das redes sociais, geradas pelos algoritmos dos desenvolvedores dessas mídias, que fazem com que o usuário receba em seus perfis cada vez mais informações relacionadas aos seus gostos e interesses pessoais. “Quanto mais eu gosto de um tema, mais ele aparece na minha rede, seja a pesquisa de um produto, ou um assunto de viagem. Isso vai crescendo como uma avalanche. E pasteurizados, ficamos mais propensos a compartilhar fake news quando elas são propagadas em massa nas nossas timelines.

Se gostou desses temas tratados no livro, espero sua leitura e comentários aqui no blog

Serviço: “Como sair das bolhas” (Editora Educ/Armazém da Cultura)

Autora: Pollyana Ferrari. ISBN 978-85-283-0602-6

Preço: R$ 36,00.  Desconto de lançamento [R$ 28,00] no link