Reproduzo aqui excelente pensata sobre o uso do Tumblr feito pela rede Nós da Comunicação. “As redes sociais estão cada vez mais presentes nas estratégias de comunicação das empresas. Desde pequenos negócios como restaurantes até organizações multinacionais estão criando páginas ou perfis no Facebook e Twitter para divulgar suas marcas e se aproximar dos consumidores. Companhias americanas como IBM, Universal Music, revista Life e até o próprio Twitter diversificam suas ações também no Tumblr, serviço de blogging que entrou no ar em 2007.
Na plataforma, os usuários podem facilmente ‘reblogar’ para seus seguidores posts de outros endereços, incluir comentários e complementar informações. Segundo os criadores do Tumblr, até hoje já foram publicados mais de 12 bilhões de posts em mais de 33 milhões de sites cadastrados. Só no segundo semestre de 2010, houve um aumento de 1.500% em relação a 2009″.
Para o jornalista e pesquisador de mídia, Tiago Dória, o crescimento é o resultado do posicionamento de transformar o Tumblr em uma ‘fábrica de memes’, conteúdos que são viralizados na web. “Tudo começou com Christopher Price, então gerente de comunidades da ferramenta, que resolveu incentivar os usuários a criarem seus próprios memes. Diversos virais na web nasceram no Tumblr”.
Para Cristina De Luca, diretora de conteúdo do grupo Now!Digital, por conta desse ‘hype’ e pela necessidade de estar em todas as redes, as empresas não querem ficar de fora. “A melhor forma de se proteger nas redes sociais é estar nela, pelo menos para ouvir o que estão falando sobre sua marca. Mas, no Brasil, ainda vejo um uso modesto da ferramenta. A moda aqui ainda é Facebook e Twitter.”