Sobre

Divulgação

Meu nome é Pollyana Ferrari, sou escritora e pesquisadora em Comunicação Digital. Pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de 9 livros sobre comunicação digital, entre eles, Nós: tecnoconsequências sobre o humano (2020), Como sair das bolhas (2018), Jornalismo Digital (2010), No tempo das telas (2014) e A força da mídia social (2014). Suas pesquisas estão citadas em mais de 1500 trabalhos acadêmicos, entre dissertações, teses e artigos acadêmicos. Meu doutorado (2007) procurou mapear de que forma as narrativas hipertextuais estão mudando a democracia digital. Ao detectar tais mudanças, ocorridas nas narrativas mediadas por computador, com a elaboração de um experimento coletivo de trocas de narrativas, o Remixando,  procurei correlacionar algumas escrituras, sejam elas em formato texto (poesias, contos, folhetins, histórias cotidianas, urbanidades), formato imagético (fotografias, ilustrações, vídeos, recortes), formato sonoro ou formato comunitário, como listas de discussão e redes sociais.

Em minha dissertação (2002), que investigou o formato portal e sua relação com o Jornalismo Digital, eu estava interessada em saber como as diferenças de arquitetura entre os públicos de um portal afetavam a sociabilidade, a identidade e a edição jornalística.  Há 25 anos atuo no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 20 anos à Internet.

Dissertação de Mestrado: “Usabilidade e exercício de jornalismo dentro do formato portal no Brasil”, defendida em 2002 na ECA – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.

Tese de Doutorado: “A rizomática aventura da hipermídia”, defendida em 2007 na ECA – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.

Link para o currículo Lattes.

Twitter
 LinkedIn Facebook Pinterest

5 thoughts on “Sobre

  1. Olá,
    Estou concluindo o seu livro “Hipertexto e hipermídia”. Me tornei um imenso fan da sua escrita e da sua linha de raciocínio. Estou me preparando para ser um profissional de planejamento em comunicação web. Queria apenas deixar registrado de que você contribuiu e muito para a minha escolha profissional. Parabêns e continue por favor a publicar materias relacionadas a comunicação web.

  2. Sou estudante de Jornalismo do primeiro semestre da Universidade Metodista de São Paulo. Estou elaborando um trabalho sobre produção jornalística em mídias digitais e busco por fontes que possam compor minha pesquisa.

    Considero sua ajuda de extrema importância para falar um pouco sobre a trajetória das mídias digitais no Brasil.

    Gostaria de saber sua disponibilidade para uma conversa sobre o tema.

    Aguardo sua resposta, e agradeço desde já sua atenção.

    1. Heverton,

      Infelizmente você me pegou num final de semestre apertadíssimo. Não estou dando conta de tudo. Converso contigo a partir de agosto. Se puder esperar, será ótimo. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *